Recebido por uma multidão de simpatizantes, o ex-presidente Jair Bolsonaro saiu em carro aberto do aeroporto Salgado Filho, na manhã desta segunda-feira (22). Cercado pelos apoiadores, Bolsonaro subiu na lateral de um veículo e, com a porta aberta, deixou o terminal em carreata, seguido por carros e motocicletas.
O ex-presidente está em visita de dois dias ao Rio Grande do Sul, cumprindo agendas políticas. Enquanto viajava de Brasília a Porto Alegre, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começavam o julgamento da ação que pode tornar Bolsonaro inelegível por oito anos.
Os simpatizantes começaram a se concentrar já na rótula que dá acesso ao terminal 2 do aeroporto. Vestidos de verde e amarelo, portavam bandeiras do Brasil e um boneco inflavel gigante de Bolsonaro. A aglomeração maior, porém, era no pátio do aeroporto.
Separados por um gradil, os militantes entoaram palavras de ordem, como "Bolsonaro, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver", e xingavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um grupo segurava uma faixa estampada com a foto de Bolsonaro e a frase "O ex mais amado do Brasil".
No saguão, políticos e dirigentes partidários faziam lives nas redes sociais enquanto esperavam o desembarque. Bolsonaro surgiu pontualmente às 11h30min, ovacionado pela militância. Ele percorreu a cerca e os gradis, cumprimentando apoiadores. Houve tentativa de invasão do pátio, mas os portões foram abertos para a saída da comitiva com Bolsonaro.
Do aeroporto, o ex-presidente seguiu para a sede da Fiergs, onde almoça com empresários e políticos, antes de visitar a Transposul, feira de transporte e logística.