- O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar, nesta quinta-feira (22), o primeiro dos 16 processos que podem tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos.
- A ação apura as responsabilidades do ex-presidente em reunião realizada no Palácio da Alvorada em 18 de julho do ano passado. Na ocasião, diante de vários embaixadores estrangeiros, o ex-chefe do Executivo fez uma série de ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
- A acusação contra Bolsonaro é de abuso de poder político, uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada por usar bens da administração pública em benefício da campanha eleitoral.
- O ministro Benedito Gonçalves, relator da ação, fez uma leitura do processo em que elencou pontos como a "minuta do golpe".
- O advogado do PDT, partido da ação, disse que Bolsonaro usou a reunião com os embaixadores para desmoralizar as instituições brasileiras no Exterior.
- Enquanto é julgado no TSE, o ex-presidente foi recebido por apoiadores em Porto Alegre às 11h30min. Ele seguiu para a sede da Fiergs, onde almoça com empresários e políticos.
- Sessão foi suspensa no fim da manhã e será retomada na próxima terça-feira.
Acompanhe a cobertura em tempo real