O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta quarta-feira (12) em Xangai, na China. O desembarque da comitiva brasileira ocorreu por volta das 11h30min, no Aeroporto Internacional Hongqiao.
A chegada foi confirmada pela primeira-dama, Janja da Silva, em publicação no Twitter. "Vinte e oito horas depois, chegamos", escreveu às 11h50min.
A viagem começou ainda na manhã da terça-feira (11), em Brasília. Antes de chegar à China, o grupo fez paradas em Lisboa, Portugal, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O primeiro compromisso oficial de Lula na China será mesmo em Xangai. Na manhã da quinta-feira (13), 11h15min no horário local chinês (22h15min desta quarta no horário de Brasília), o presidente participa da cerimônia de posse de Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), do Brics — bloco econômico de países emergentes, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Ainda no dia 13, o presidente brasileiro se encontrará com empresários, e às 21h do horário local (8h de quinta-feira no horário de Brasília) segue para Pequim. Na capital chinesa, já no dia 14, está previsto um encontro com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, no Grande Palácio do Povo. Depois, Lula irá depositar flores em uma cerimônia na Praça da Paz Celestial.
À tarde, o presidente se encontrará com lideranças sindicais, e depois voltará ao Grande Palácio do Povo para se reunir com o Primeiro-Ministro da China, Li Qiang. Após, será recebido em cerimônia oficial pelo presidente chinês, Xi Jinping.
A programação da visita a Xi Jinping prevê um momento inicial aberto, uma cerimônia para assinatura de acordos bilaterais e depois um encontro bilateral fechado. Também deverá haver uma solenidade para troca de presentes, registro de fotos e, por fim, um jantar oficial.
Durante o retorno ao Brasil, o avião presidencial pousa novamente em Abu Dhabi, onde Lula terá um encontro oficial com o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan no sábado (15). A comitiva brasileira deve desembarcar em Brasília já no domingo (16).