Com 371 votos, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita a segunda secretária da mesa diretora da Câmara dos Deputados, que em votação nesta quarta-feira (1º), também reelegeu Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa.
A segunda secretaria trata das relações internacionais da Câmara, principalmente da emissão de passaportes diplomáticos, e também é responsável pelos programas de estágio oferecidos pela instituição.
Maria do Rosário é professora e tem 56 anos. Atualmente está no sexto mandato consecutivo como deputada federal pelo PT-RS.
"Além de reempossada como deputada, hoje assumo também atribuições na Mesa Diretora da Câmara, no cargo de 2ª secretária. Orgulho! A união e reconstrução propostas por Lula são fundamentos para o nosso trabalho parlamentar: o Brasil vai voltar a ser de todas e de todos", declarou nas redes sociais.
Confira os outros eleitos para a Mesa Diretora:
- 1º vice-presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP), com 458 votos. Houve 51 votos em branco;
- 1º secretário: Luciano Bivar (União-PE), com 411 votos. Outros 98 votaram em branco;
- 2ª secretária: Maria do Rosário (PT-RS), com 371 votos. Houve 138 votos em branco;
- 3º secretário: Júlio Cesar (PSD-PI), com 467 votos. Houve 42 em branco;
- 4º secretário: Lucio Mosquini (MDB-RO), com 447 votos. Outros 62 votaram em branco.
Para a 2ª vice-presidência houve disputa entre dois candidatos: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) foi eleito com 385 votos. Luciano Vieira (PL-RJ), concorrente como candidato avulso, obteve 94 votos. Houve 30 em branco.
Suplência
- Gilberto Nascimento (PSC-SP), com 420 votos;
- Pompeo de Mattos (PDT-RS), com 398 votos;
- Beto Pereira (PSDB-MS), com 389 votos;
- André Ferreira (PL-PE), com 382 votos.