Senador eleito pelo Rio Grande do Sul, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) foi empossado nesta quarta-feira (1º) junto a mais 26 eleitos nas eleições de 2022. Em campanha pela eleição do ex-ministro Rogério Marinho (PL-PR) para a presidência da Casa, Mourão disse à reportagem que está elaborando seus primeiros projetos de lei.
Entre os focos, estará a discussão para soluções para mitigar os efeitos de mais uma estiagem no Estado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já recebeu mais de 100 decretos de situação de emergência em razão da estiagem no estado.
— Vou trabalhar pelo agronegócio e tem a questão da estiagem no Rio Grande do Sul. Semana que vem temos uma reunião para debater as nossas prioridades do mandato, com foco no Estado gaúcho — declarou.
Ao chegar na casa legislativa, na tarde desta quarta-feira, antes da posse, Mourão disse a alguns jornalistas ter convicção de que Marinho pode virar votos e vencer a vantagem do atual presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
— Acho que pode virar. Mas já disse que não falo em placar. Só quando é jogo do Flamengo com o Real Madrid — comparou.
A direção da Casa é composta por 10 cargos, porém no primeiro momento, apenas o resultado do presidente é revelado. É ele quem anuncia os vencedores dos demais cargos.
Como terceira via, o senador Eduardo Girão (Pode-CE) concorre, mas, primeiro a falar durante a defesa das candidaturas, declarou apoio e voto em Marinho.