A Polícia Federal (PF) deflagou, nesta segunda-feira (16), uma operação no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, contra suspeitos de organizar e financiar os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no último dia 8. São cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária sendo cumpridos.
Conforme o portal G1, um dos alvos já foi preso, e outros dois seguem sendo procurados — eles não tiveram os nomes divulgados.
De acordo com a PF, a investigação teve início com o objetivo de identificar as lideranças locais que bloquearam rodovias e organizaram manifestações em frente a quartéis do Exército na região, após o segundo turno das eleições presidenciais.
A ofensiva apura também a participação dos investigados na organização e no financiamento dos atos que desencadearam na depredação das sedes dos três poderes, na capital federal.
Os suspeitos são investigados por associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os poderes institucionais.