O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega na manhã deste sábado (21) a Boa Vista, capital de Roraima, para acompanhar os trabalhos de auxílio aos indígenas do território Yanomami. Na sexta (20), o Ministério da Saúde decretou a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para gerir ações que devem ocorrer na região.
Nos últimos dias, aumentaram os casos de desnutrição e mortes de crianças. Além do comitê nacional, o governo federal declarou emergência de saúde pública na maior reserva indígena do país.
"Bom dia. Chego agora pela manhã a Boa Vista e visitarei o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena, onde conversarei com profissionais de saúde e povo Yanomami. Somaremos esforços na garantia da vida e superação dessa crise", postou Lula em sua conta no Twitter.
Também integram a comitiva presidencial os ministros Flávio Dino (Justiça), Sônia Guajajara (Povos Originários), Nísia Trindade (Saúde), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), José Múcio Monteiro (Defesa), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e General Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), além do comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.
Até o final da manhã, deverão ser anunciadas medidas emergenciais para enfrentamento da crise. Ministra da Saúde, Nísia postou no Twitter imagem da equipe embarcando para o local.