Na noite de sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública nas terras do povo Yanomami, em Roraima, devido aos relatos de desnutrição e de mortes de crianças dos últimos dias.
O decreto, assinado pela ministra Nísia Trindade Lima, estabelece o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, gerenciado pela Secretaria de Saúde Indígena da pasta, como gestor das ações que devem ocorrer no território.
No sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará a terra do povo Yanomami. Ele decretou a criação de um comitê de coordenação nacional que deverá apresentar um plano de trabalho para mitigar os problemas enfrentados pela população indígena naquela terra.
Localizado entre os estados de Roraima e Amazonas, o território dos Yanomami tem sido alvo de garimpo ilegal, o que, segundo as autoridades locais, dificulta as ações de saúde pública na região. Um levantamento obtido pelo portal Sumaúma mostra que a região teve 2.868 casos de malária nos últimos dois anos, e que, em algumas localidades, seis em cada 10 crianças sofrem de desnutrição.