O governador reeleito Eduardo Leite confirmou, em suas redes sociais, no início da tarde desta quarta-feira (28), os nomes de mais dois secretários do próximo governo. Com isso, são 16 nomes anunciados até agora. Gilmar Sossella será o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, e Pedro Capeluppi comandará a Secretaria de Parcerias e Concessões.
"Temos muitos desafios na qualificação da mão de obra e na modernização do Estado. Nós iremos, juntos, melhorar a vida da nossa população! Bem-vindos!", disse o governador na publicação.
Deputado estadual eleito, Gilmar Sossella tem 61 anos e é filiado ao PDT — GZH já havia adiantado sua nomeação. Agricultor, funcionário de carreira do Banco do Brasil e formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael), ele já passou por diferentes cargos.
Sossella foi vereador e prefeito de Tapejara por dois mandatos, presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na gestão 2003 e 2004 e deputado estadual mais de uma vez.
Pedro Capeluppi tem 39 anos e é natural de Ituiutaba, em Minas Gerais. Ele é economista formado pela Universidade de Brasília (UnB) e possui pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desde 2014.
Capeluppi foi secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura no Ministério do Planejamento no governo de Michel Temer, entre agosto e dezembro de 2018. Desde julho de 2022, está no comando da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados no Ministério da Economia. Os principais projetos dos quais participou foram o Marco Legal do Saneamento, privatização da Eletrobras e privatização do metrô de Belo Horizonte. É conselheiro de administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde dezembro de 2020.
Os demais nomes da composição do secretariado devem ser anunciados ainda nesta semana.