O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) publicou no domingo (4), no canal dele no aplicativo Telegram, uma foto da ferida provocada pela erisipela na perna do pai, o presidente Jair Bolsonaro. Segundo Carlos, Bolsonaro está em processo de recuperação.
"A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!", diz o texto que acompanha a imagem da ferida.
Desde a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro tem saído pouco do Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. Recentemente, o vice-presidente Hamilton Mourão atribuiu o sumiço ao quadro da erisipela.
— Não pode vestir calça, como é que ele vai vir para cá de bermuda? — afirmou Mourão ao ser questionado sobre por que estava representando o presidente em um ato de recebimento de cartas credenciais de embaixadores estrangeiros.
No Alvorada, o presidente tem recebido alguns ministros, assessores e políticos aliados. Nesse período, Bolsonaro fez apenas duas declarações públicas — um pronunciamento e um vídeo publicado em redes sociais — e deixou de fazer as tradicionais transmissões ao vivo semanais.
A erisipela é uma doença infecciosa que atinge membros inferiores, podendo aparecer também no tronco e na face. Os sintomas nas pernas são inchaço, dor e vermelhidão, além de frieiras entre os dedos dos pés e aparecimento de bolhas e feridas, que ficam quentes. Se não tratada adequadamente, a erisipela pode levar à amputação do membro afetado, infecção generalizada e até à morte.