A morte do vereador de Porto Alegre Mauro Zacher (PDT) neste domingo (26), aos 46 anos, chocou o mundo político gaúcho. O parlamentar teve um mal súbito enquanto participava de uma prova de Natação Master, em Fortaleza, no Ceará. Ele chegou a ser socorrido e levado à UPA Praia do Futuro, mas não resistiu.
Zacher estava no quinto mandato consecutivo na Câmara de Vereadores, tendo sido eleito pela primeira vez em 2004. Antes disso foi líder estudantil na Pontifícia Universidade Católica (PUC) durante uma década, onde cursou Economia.
O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, estava na Inglaterra quando foi informado sobre a morte do vereador Mauro Zacher. Pelo Twitter, Ciro lamentou o falecimento do vereador gaúcho e disse que recebeu a notícia com "muita tristeza".
No dia 8 de junho, Ciro Gomes esteve na Capital para receber o título de Cidadão de Porto Alegre. A honraria foi proposta por Zacher.
O ex-prefeito José Fortunati, hoje no União Brasil, foi colega de partido de Mauro Zacher quando ambos eram ligados ao PDT. Zacher foi Secretário da Juventude quando Fortunati era vice-prefeito e, depois, foi seu Secretário de Obras. Foi também líder do governo na Câmara de Vereadores, após deixar o secretariado.
— Muito além de ser meu correligionário, era meu amigo. Foi uma grande liderança jovem. A morte dele é um petardo na política gaúcha — define Fortunati.
O ex-deputado federal e pré-candidato do PDT ao governo do Estado, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, recorda que Mauro Zacher assinou filiação no partido brizolista pelas mãos dele.
— Ele foi do Diretório Central de Estudantes (DCE) durante anos, e a boa performance na PUC nos convenceu a colocá-lo na política parlamentar. Saiu direto para ser vereador e foi muito bem votado, tanto que tem cinco mandatos consecutivos. Agora era candidato a deputado estadual e me auxiliava a montar o Plano de Governo. É inacreditável tudo isso — desabafa Vieira, que ajuda nos trâmites da remoção do corpo desde Fortaleza para Porto Alegre.
O prefeito Sebastião Melo anunciou pelo Twitter que a cidade decretará luto oficial. “A vida é mesmo um sopro. Com choque e profunda tristeza recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher, em viagem a Fortaleza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família. Em respeito à sua memória e contribuições a Porto Alegre, será decretado luto oficial."
O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Idenir Cecchin (MDB), se declara “perplexo”, até porque Zacher era um esportista.
— Todo dia, antes de vir ao parlamento pela manhã, ele nadava. Estava entusiasmado com o esporte. Era um dos vereadores mais atuantes e também um veterano, na quinta legislatura (eu estou na quarta). Uma perda imensurável.
Cecchin diz que, em conjunto com o Executivo, trata de aprovar uma resolução de luto pela morte de Zacher.
Amigos ressaltam que Zacher estava em campanha para deputado estadual, mesmo diante da incerteza de que a candidatura pudesse ser barrada pela Justiça, por condenação judicial.