Os líderes da Assembleia Legislativa gaúcha marcaram para terça (15) e quarta-feira (16) da próxima semana a missão de deputados estaduais que buscará apoio do governo federal para amenizar os prejuízos causados pela estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.
A pauta de reivindicações será construída ao longo da semana em conjunto com o governo do Estado. Os deputados que integrarão a missão também serão definidos pelas bancadas nesta semana.
Além da pressão presencial em Brasília, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa decidiu formar um grupo para acompanhar no longo prazo o tema da estiagem. A comissão de representação externa deve ser constituída de forma pluripartidária, dentro de duas semanas.
Tanto a reunião da Mesa Diretora quanto a de líderes foram comandadas, pela primeira vez, pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), que assumiu na última semana a presidência da Assembleia.
Assembleia passará seis semanas com um deputado a menos
Durante a reunião da Mesa, também foi aprovada a licença, por seis semanas, do deputado Giuseppe Riesgo (NOVO). Ele se afastará entre 20 de fevereiro e 1º de abril do Parlamento, para realizar um curso de liderança global na Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, com bolsa do Instituto Ling.
Por se tratar de um afastamento temporário, por motivos pessoais, o suplente não é chamado. Assim, a Assembleia permanecerá com 54 deputados durante esse período. Enquanto durar o afastamento, o parlamentar não recebe salário e o seu gabinete será exonerado.