O deputado Valdeci Oliveira (PT) assume nesta segunda-feira (31) a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em cerimônia que começará às 15h, no Plenário 20 de Setembro. A sessão solene também marcará a eleição e posse de toda a Mesa Diretora para o ano legislativo 2022-2023. A cerimônia será presencial, mas haverá limite de ocupação e protocolos sanitários como forma de prevenção à covid-19.
“O ano de 2022 vai exigir que todos abram mão de alguma coisa, que não olhem apenas para si próprio, que enxerguem não apenas os seus, mas também quem está ao lado, mesmo que este pense diferente e, principalmente, que precisa de apoio. Somente assim teremos alguma chance de superarmos as agruras que nos vêm sendo impostas e se acumulando desde o início da pandemia, que não acabou, que continua a mostrar suas garras, a nos puxar para um lado cujo terreno é movediço e repleto de insegurança”, escreveu Oliveira sobre seu futuro mandato na presidência, em artigo publicado no site da Assembleia.
Segundo ele, entre as prioridades estarão projetos relacionados a emprego, fortalecimento do serviço público, garantia do acesso pleno à saúde, crédito aos micro e pequenos empreendedores e ao apoio à agricultura familiar e combate à estiagem.
“E o desafio de uma presidência legislativa, assim como o compromisso de quem a ocupa, é ouvir a todos, não interditar nenhum debate, ter como norte o cumprimento do seu regimento interno e os ditames da democracia, chamar a sociedade para a discussão daquilo que orienta ou interfere seu dia a dia, construir as pontes quando necessário”, acrescentou Oliveira.
Telões serão instalados no Teatro Dante Barone e ao ar livre, na esplanada, para quem quiser acompanhar a sessão.