O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso recebeu, na tarde desta segunda-feira (6), a Medalha do Mérito Eleitoral Moysés Vianna. A honraria foi entregue pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. A solenidade ocorreu na sede do TRE-RS, no Centro Histórico, em Porto Alegre.
O ministro veio à Capital para uma palestra sobre democracia que foi transmitida, durante a manhã, pelo YouTube da Escola da Ajuris e da PUCRS. À tarde, foi convidado pelo presidente do TRE-RS para receber a honraria. Instituída pelo TRE-RS em maio de 1990, a medalha é conferida a ministros, ex-integrantes do tribunal, servidores e cidadãos de destaque na Justiça Eleitoral. Em sua fala durante a solenidade, Barroso defendeu a segurança da urna eletrônica e comentou sobre os cenários de polarização que se acentuam durante os períodos eleitorais.
— Sempre haverá a diversidade e isso é muito bom. Respeitar o outro não significa abrir mão de suas próprias convicções. Devemos reprimir o mal com ponderação. Cumprir bem nosso próprio papel com regras de educação, respeito, civilidade e integridade.
O magistrado Moysés Antunes Vianna nasceu em 15 de julho de 1896, em Santana do Livramento, e foi morto aos 39 anos em um confronto armado à época das primeiras eleições municipais após a instauração da Justiça Eleitoral. O assassinato ocorreu na localidade de Vila Flores, em Santiago do Boqueirão, quando Vianna impediu uma fraude eleitoral.