A lei que reajusta os salários dos professores estaduais gaúchos foi sancionada pelo governador Eduardo Leite e publicada, nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado. Com isso, o aumento salarial entra em vigor e será aplicado na folha de janeiro.
A reajuste aprovado é variável, oscilando entre 5,53% e 32%. Os percentuais mais baixos vão incidir sobre os pagamentos dos professores mais antigos e dos aposentados. Já os reajustes mais elevados serão destinados a professores da ativa que entraram mais recentemente no quadro do magistério.
O reajuste proposto pelo governo do Estado foi aprovado pelos deputados estaduais na quarta-feira (22), com 38 votos favoráveis e dois contrários.
O texto foi aprovado sob críticas de professores, que pediam um reajuste linear para toda a categoria. Os funcionários de escolas não foram contemplados no projeto, o que também gerou descontentamento na categoria.
Já o governo do Estado argumentou que o reajuste aprovado está no limite fiscal do Estado e que, não havendo recursos suficientes, a prioridade é valorizar os professores que estão em sala de aula.