O PSDB retomou neste sábado (27) a votação nas prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República na eleição de 2022. Disputam a vaga os governadores João Doria (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
A votação está aberta desde as 8h, e terão encerramento às 17h, exclusivamente online. O processo foi retomado por meio do site da BeeVoter — empresa especialista em tecnologia eleitoral digital. Logo após o encerramento da votação, Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, fará um pronunciamento. De acordo com a assessoria do partido, foram registrados cerca de 11 mil votos de filiados pela plataforma até as 11h30min de hoje.
A votação está aberta desde as 8h, e se encerrará às 17h, ocorrendo exclusivamente de forma online. O processo foi retomado por meio do site da BeeVoter — empresa especialista em tecnologia eleitoral digital. Logo após o encerramento da votação, Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, fará um pronunciamento. A divulgação dos resultados deve ocorrer às 19h.
As prévias do PSDB foram interrompidas na manhã do último domingo (21) por causa de um problema no aplicativo de votação desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). Desde então, a cúpula do PSDB vem testando empresas para substituí-lo, mas ainda não tinha conseguido alguém que passasse pelas normas de segurança consideradas ideais ou, pelo menos, bem próximas disso, para retomar a votação.
Os tucanos ainda vão lidar com uma investigação da Polícia Federal sobre a possibilidade de as falhas registradas nas prévias terem sido causadas por um ataque hacker. Em nota oficial, a Faurgs disse considerar "muito plausível" essa hipótese.
Há um consenso no partido que a escolha do candidato dificilmente vai pacificar o PSDB. Com a disputa cada vez mais calorosa, o vencedor terá dificuldades de trazer o derrotado e seus aliados para uma campanha nacional unificada.