O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã deste sábado (13). Esta é a primeira parada da comitiva presidencial em uma viagem de uma semana pelo Oriente Médio. A agenda oficial prevê visitas a três países – além dos Emirados (Dubai e Abu Dhabi), Bahrein e Catar.
Bolsonaro chegou ao hotel por volta das 13h30 (06h30, no horário de Brasília). Ele está acompanhado da primeira-dama Michelle e dos filhos Flávio e Eduardo Bolsonaro. Ninguém da comitiva falou com a imprensa. Diferentemente do comportamento adotado em outras viagens recentes, desta vez o presidente usava máscara na chegada ao hotel.
O presidente visitou a Expo 2020, mostra universal que ocorre em Dubai, e se encontrou com o emir local, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes.
Também compõem a comitiva os ministros Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores) e os secretários Flávio Rocha (Assuntos Estratégicos) e Mário Frias (Cultura). Os ministros Gilson Machado (Turismo) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) chegaram antes e já aguardavam o presidente no hotel.
A Secretaria de Comunicação Social informou que Bolsonaro foi recebido no aeroporto de Dubai "com honras militares simplificadas e recebeu os cumprimentos do Embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Embaixador Fernando Luís Lemos Igreja e do Ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicativos de Trabalho Remoto, Omar bin Sultan Al Olama".