Será inaugurada em breve a estátua que está sendo construída em Passo Fundo, no norte do Estado, para homenagear o presidente Jair Bolsonaro. Inicialmente prevista para ficar pronta na Semana Farroupilha, a obra deve levar mais algumas semanas para ser finalizada. Nos últimos dias, a parte que reproduz a cabeça do líder do Executivo começou a tomar forma.
Segundo o advogado Jabs Paim Bandeira, presidente do Comitê pela Vida e Liberdade — grupo de admiradores que encabeça a iniciativa —, é possível que a estátua seja itinerante, permanecendo em diferentes terrenos privados alternadamente.
— Ainda não está definido, mas estamos pensando em fazer assim, até para o pessoal se acostumar com a ideia. Infelizmente, há pessoas que têm o espírito de vandalismo — lamenta Bandeira, citando grupos contrários ao presidente que poderiam danificar a obra.
A estátua, de seis metros de altura, está sendo feita em duas partes separadas. Enquanto o corpo é confeccionado por um artista plástico chamado Jorge Luiz Grigolo, a cabeça é produzida pela equipe de uma empresa de máquinas agrícolas da cidade. Em uma foto enviada por Bandeira a GZH, é possível ver o rosto do presidente tomando forma — faltam, segundo o advogado, alguns retoques finais e acrescentar um capacete de ferro à peça. Já o corpo está sendo revestido com metal.
Quando ficar pronta, a estátua deve ser levada para manifestações em pontos conhecidos do município — como a Avenida Brasil e a Praça da Mãe Preta — com a ajuda de um caminhão e de um guindaste. Idealizada pelo produtor rural José Volnei Dal’Maso, a obra também terá um escudo e uma lança, para que Bolsonaro seja reproduzido como um guerreiro.