A Assembleia Legislativa colocou móveis e equipamentos eletrônicos que estão ociosos à disposição da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), que funcionava no edifício-sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e que incendiou na noite desta quarta-feira (14). Nesta sexta (16), uma equipe da Administração Penitenciária vai escolher os materiais da Assembleia que serão utilizados emergencialmente.
— Vamos doar móveis e equipamentos de informática imediatamente para a Susepe. A Assembleia já está ajudando e está à disposição para ajudar mais — disse Gabriel Souza, presidente da Assembleia.
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia pretende ampliar a ajuda. O deputado Edegar Pretto (PT), presidente da comissão, sugere que a Assembleia lidere, com Poder Judiciário e demais órgãos de Estado, um repasse conjunto de recursos para ajudar na reconstrução do prédio incendiado.
— A ideia é a destinação de orçamento dos poderes para a imediata reconstrução do prédio — reforçou Pretto.
O presidente Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia também sugere que o governo do Estado realize uma campanha para angariar mais recursos com setores empresariais para o Fundo Estadual Pró-Segurança. O fundo é composto, entre outros valores, pela destinação de ICMS devido por empresas gaúchas.
A ideia de Pretto foi bem recebida pelo presidente da Assembleia. Souza diz que, dependendo das demandas apontadas pelo governo do Estado, levará o tema adiante.
— A ideia é muito pertinente, mas precisamos ver exatamente o que o Estado precisa — avaliou o presidente da Assembleia.