O Ministério da Economia confirmou que o ministro Paulo Guedes está no Palácio do Planalto, na manhã desta quarta-feira (6), para uma reunião ministerial convocada pelo presidente Jair Bolsonaro. Guedes interrompeu informalmente as férias, que terminam no dia 11, para participar do encontro.
A reunião com os ministros não constava das agendas oficiais nesta manhã e foi confirmada no início do dia pela Secretaria de Comunicação do governo (Secom).
O encontro ocorre um dia após o presidente ter declarado, na terça-feira (5), que o "Brasil está quebrado" e que ele não poder fazer nada. Como exemplo, citou as mudanças na tabela do Imposto de Renda (IR).
— O Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, tá, teve esse vírus, potencializado pela mídia que nós temos, essa mídia sem caráter — afirmou Bolsonaro a um apoiador na saída do Palácio da Alvorada.
A fala do presidente vai de encontro às declarações recentes do ministro da Economia, de que a atividade econômica do país está numa trajetória de recuperação em "V", ou seja, com a retomada na mesma velocidade da queda causada pelos efeitos da pandemia do coronavírus. Oficialmente, a equipe econômica espera que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 3,2% este ano, depois de um tombo previsto de 4,5% em 2020.
Tanto Guedes quanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, defendem a vacinação em massa da população como essencial para que a economia, de fato, se recupere em 2021.