O presidente Jair Bolsonaro chega ao Rio Grande do Sul no início da manhã desta quinta-feira (10) para participar da inauguração do eixo principal da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre. O evento está marcado para as 10h.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Santos Filho, também participam da cerimônia, além de deputados federais e o governador Eduardo Leite.
Leite pediu um encontro reservado com Bolsonaro durante a visita do presidente ao RS. Os dois farão uma reunião no aeroporto Salgado Filho, assim que a comitiva chegar de Brasília. O coronavírus deve ser o assunto principal.
A nova ponte do Guaíba estava em obras há seis anos. Nesta quinta-feira, a estrutura será entregue parcialmente: os veículos poderão usar o vão principal da nova ponte, mas apenas três acessos serão liberados ao tráfego. Três ramos da interseção com a freeway devem ser terminados em 2021, incluindo o que liga o centro de Porto Alegre ao município de Guaíba.
Ainda na quinta, serão abertos ao tráfego mais 27,1 quilômetros de novas pistas duplicadas da BR-116, em Barra do Ribeiro, no km 330, sentido Interior-Capital. A informação oficial é de que o presidente e o ministro Tarcísio estarão no local para a entrega do trecho duplicado a partir do final da manhã. Também há a possibilidade de que o presidente apenas sobrevoe essa área para tentar encaixar todos os compromissos na agenda. A ideia é retornar a Brasília no início da tarde.