A candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) recebeu, nesta quinta-feira (19), o apoio do candidato derrotado Montserrat Martins (PV) para a disputa de segundo turno em Porto Alegre. Ele ficou em 10º lugar no primeiro turno, com 0,2% dos votos válidos.
De acordo com Montserrat, entre as variáveis que pesaram para a decisão está o que ele considera ser uma posição mais firme de Manuela contra a instalação da Mina Guaíba.
– Tem questões importantes como uma posição firme contra a instalação da Mina Guaíba. A candidata Manuela afirmou que, com certeza, era contra (a instalação da Mina), enquanto o candidato Melo afirmou que em princípio teria que ver melhor. É uma posição de ambiguidade (do Melo) – avaliou Montserrat.
Além do acordo com o PV, Manuela já havia obtido os apoio de Juliana Brizola, do PDT (6,4% dos votos válidos) e Fernanda Melchionna, do PSOL (4,3% dos votos válidos). A Rede – partido que tem Marina Silva como uma das expoentes – também declarou apoio à candidata.
Já o candidato Sebastião Melo (MDB) – que ficou em primeiro lugar no primeiro turno – tem os apoios de Valter Nagelstein, do PSD (3,1% dos votos válidos); João Derly, do Republicanos (2,9% dos votos válidos) e Gustavo Paim, do PP (1,2% dos votos válidos).
O prefeito Nelson Marchezan (PSDB), que ficou em terceiro lugar na disputa, com 21% dos votos válidos, decidiu adotar a neutralidade na disputa de segundo turno.