Em uma das esquinas da Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre, um pacote embrulhado chama a atenção pela inscrição: "Pacote da morte". Essa é uma das dezenas de sinalizações colocadas no entorno dos poderes Executivo e Legislativo por servidores que passaram a noite em barracas para acompanhar a votação do projeto do funcionalismo, que vai a plenário nesta terça-feira (28).
O objetivo da ação é manter a mobilização contra as propostas apresentadas no ano passado pelo governador Eduardo Leite. A maioria das pessoas presentes é ligada a sindicatos que representam professores, policiais civis e policiais militares, entre outras categorias.
O sargento da reserva Sidnei Moisés Costa dos Santos, 54 anos, passou a noite em uma barraca entre o Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa com a esposa Eunice Anaurelina Fagundes dos Santos, 65 anos, técnica em enfermagem aposentada.
Do lado de fora do lar temporário, uma inscrição diz "Veteranos da BM na luta por dignidade":
— Estamos desde domingo aqui, esta é a segunda noite. Estamos mobilizados para combater este pacote de maldades. Se não nos mobilizarmos para sensibilizar os deputados, não vamos recuperar as perdas dos governos (José Ivo) Sartori e Leite.
A professora Tânia Regina de Oliveira, 65 anos, também passou a noite na praça. Educadora em Capão do Leão, ela permaneceu no local com pelo menos outros 20 servidores que vieram do sul do Estado.
— Como não tinha como voltar para casa e retornar para cá hoje, já passamos a noite por aqui. Já tínhamos passado a noite da outra vez. Não ficamos com medo, porque várias pessoas ficam aqui. Esperamos que isso possa ter efeito na votação.
Ao longo da manhã, o número de pessoas foi aumentando na Praça da Matriz e, às 11h, um grande número de manifestantes se reunia na região. A maior parte ocupa a rua em frente à Assembleia Legislativa.
Por conta dos protestos, os bloqueios foram ampliados na região. Quem trafega pela Rua Duque de Caxias já encontra bloqueio a partir do cruzamento com a General João Manoel. Há lentidão em vias do entorno.