A reabertura da Casa Geisel, imóvel em que o presidente Ernesto Geisel morou com a família na infância, em Bento Gonçalves, na Serra, foi estopim de polêmica nas redes sociais depois de o prefeito Guilherme Pasin (PP) comemorar o fato.
"Vamos fazer deste espaço um espaço para honrar a história do presidente", escreveu o chefe do Executivo municipal. Em resposta, recebeu críticas de quem define o ex-presidente como torturador.
"Parabéns, o primeiro museu em homenagem ao lixo do Brasil" e "Presidente, ditador e assassino" foram alguns dos comentários postados junto à manifestação do prefeito no Facebook. A reforma custou cerca de R$ 65 mil e foi paga com recursos do município. Geisel foi presidente entre 1974 e 1979 e morreu em 1996, no Rio de Janeiro.
— Vi algumas críticas em tom assustador, com aspecto doentio, de combater fogo com fogo. Respeito todas as opiniões, mas esse tipo de reação mostra desconhecimento em relação ao que estamos fazendo. Meu objetivo não é atenuar ou enaltecer coisas ruins. É apenas o reconhecimento de um filho ilustre da cidade — afirmou Pasin a GaúchaZH.
A Casa Geisel não é novidade. Está em funcionamento, segundo Pasin, desde a década de 1980, quando foi comprada pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi) com intuito de "preservação da memória". Por cerca de quase 10 anos o imóvel ficou fechado, sendo que nos últimos dois anos, ocorreu o trabalho de revitalização.
Segundo a prefeitura, a ideia com a manutenção do memorial não é destacar aspectos "ideológicos ou militares", mas sim revisitar momentos importantes de Geisel quando esteve em passeios na cidade, e também ações que ele fez em prol de Bento Gonçalves.
— Alguns atribuem a ele o impulso inicial do turismo corporativo. Ele trouxe para a cidade o primeiro centro de treinamento de funcionários do Banco do Brasil instalado fora de uma capital. Isso aumentou o fluxo de pessoas e teve o desenvolvimento de boa parte da rede hoteleira. Bento só tinha curso técnico de enologia e Geisel aportou recursos para a construção da Fervi, o que deu início à instalação de cursos superiores. Investiu em projetos de infraestrutura urbana. Em uma visita a uma das edições da Fenavinho, foi cobrado por apoio ao setor da uva e, a partir daí, passa a existir uma política de valorização da uva. Então, é esse lado do prisma que queremos enaltecer — destacou o prefeito.
Em 2018, veio a público um memorando que seria da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) em que o então diretor do órgão, William Egan Colby, sugere que o ex-presidente Ernesto Geisel tinha conhecimento e autorizou assassinatos políticos durante o regime.
A casa tem quatro cômodos térreos e um sótão. Em dois cômodos, ficarão distribuídos objetos e documentos referentes à memória de Geisel. O prefeito explicou que o acervo está apenas no começo e que a meta é buscar mais material com o Exército e até com a família. Nos outros cômodos, funcionará, a partir de janeiro, a Junta de Serviço Militar. O sótão será usado para guardar materiais.
A revitalização preservou as características arquitetônicas da edificação . O trabalhou incluiu a substituição de condutores pluviais, limpeza e manutenção de calhas, reforma e substituição de forros internos e beirais danificados, instalação de vasos sanitários e pias de banheiros com torneiras, substituição de esquadrias de madeira, reformas e pintura nas esquadrias de metal, execução de instalações elétricas e a pintura interna e externa. Um destaque dado pela prefeitura é o fato de que em alguns ambientes há as "janelas didáticas", que permitem ver a alvenaria original.
O memorial
- A Casa Geisel, patrimônio cultural de Bento Gonçalves, é cedida em comodato para utilização da prefeitura pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos.
- A reforma custou cerca de R$ 65 mil e foi paga pelo município.
- O memorial Geisel, que foi reinaugurado na sexta-feira (20), reúne acervo de reportagens históricas e de fotos do presidente, além de um busto esculpido pelo artista Dalcir Marcon.
- O imóvel é composto por quatro cômodos e um sótão, segundo a prefeitura.