A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira (10), 14 pessoas investigadas por fraude no pagamento de exames em Estância Velha, no Vale do Sinos. O esquema criminoso foi alvo de uma operação policial em maio deste ano, que resultou na prisão de secretários do município.
Entre os indiciados, está a atual prefeita de Estância Velha, Ivete Grade (MDB), ex-secretários de saúde do município — Eloise Gernhardt, Mauri Martinelli e Ana Paula Macedo — e outros servidores públicos. Representantes de empresas, que possuíam contratos com a prefeitura, também foram responsabilizados pelo crime no inquérito da Polícia Civil.
Conforme o delegado Vinicios do Valle, os envolvidos foram indiciados por crimes licitatórios e crimes contra a administração pública. Durante um ano de investigação, a Delegacia de Combate à Corrupção apurou que havia combinação de preços e falsidade de documentos em licitações. Além disso, foi descoberto que a prefeitura prorrogou ilegalmente contratos emergenciais. Foram sete contratos analisados e duas empresas beneficiadas pelo esquema.
A partir dessa investigação, outros três inquéritos foram abertos para apurar outras suspeitas da Polícia Civil.
Contraponto
O advogado Elvis Luciano Mineiro, que defende Ana Paula Macedo, afirma que irá se manifestar após ter acesso ao conteúdo do inquérito. Ele ainda sustenta que vai provar, durante o processo, que sua cliente não estava envolvida na fraude.
A prefeita, que está de férias do Executivo, não atendeu às ligações de GaúchaZH. A reportagem também entrou em contato com o ex-secretário Mauri Martinelli, que não retornou.
GaúchaZH não encontrou contato ou representantes da ex-secretária Eloise Gernhardt.