A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) enviou neste domingo (1º) uma carta ao governador do Pará, Helder Barbalho, pedindo proteção ao jornalista Adécio Piran. O profissional de imprensa é da cidade de Novo Progresso (1,6 mil quilômetros a sudoeste de Belém) e vem sofrendo ameaças por parte de fazendeiros da região.
Adécio Piran publicou no último dia 5 de agosto notícia revelando a intenção de produtores rurais de organizarem o "Dia do Fogo", o que de fato aconteceu no dia 10. Na ocasião, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou uma explosão de focos de incêndio na região, segundo monitoramento do Programa Queimadas. O Ministério Público Estadual investiga o caso.
Principal cidade da região, Novo Progresso sofreu, em 10 de agosto, um aumento de 300% em casos de focos de incêndio em comparação com o dia anterior. Foram 124 registros, o recorde do ano registrado até então. No dia seguinte, 11, foram 203 casos.
De acordo com a ABI, desde a publicação da reportagem Adécio vem sofrendo ameaças e uma grande campanha na região com distribuição de panfletos apócrifos com ofensas graves, além de ataques por mensagens de WhatsApp.
A carta recebida pelo governador paraense foi assinada por Jeronimo de Sousa, presidente da associação.