Em passagem pelo Rio Grande do Sul, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, admitiu neste sábado (3) a possibilidade de alterar as obras na Ponte do Guaíba para conseguir entregá-las no prazo. Conforme o titular da Infraestrutura, já são estudadas adaptações no projeto para o caso de haver dificuldade em remover as famílias que vivem no trecho da Rua Voluntários da Pátria necessário à conclusão da obra.
Na manhã deste sábado, o ministro inaugurou uma obra viária no município de Morro Reuter, no Vale do Sinos. Ele disse ainda que devem ocorrer entregas parciais dos trechos em condições de circulação até que a ponte esteja concluída.
— A partir do momento que a linha principal fica pronta, a gente já entrega para a sociedade. O adicional vai depender das desocupações. Eventualmente, se não for possível desocupar, a gente muda o projeto e entrega o que for possível. Pode ter um pouco mais de distância para o retorno, mas o equipamento vai a funcionar quase na plenitude de suas características — disse.
Na tarde deste sábado, Freitas irá participar de uma vistoria na obra. A expectativa é de que a entrega definitiva ocorra ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Ministro promete buscar recursos para duplicação de ponte sobre o Rio dos Sinos
Durante a entrega da obra na intersecção da BR-116 com a VRS-783, que melhorou as condições de circulação no trecho, prefeitos e deputados da região cobraram a respeito da duplicação na ponte sobre o Rio dos Sinos. Ao final do evento, o ministro disse que a obra é "possível de atender" e comprometeu-se a buscar recursos para viabilizá-la.
— Ficou muito claro para nós a prioridade da duplicação da ponte do Rio dos Sinos. Saio daqui com esse senso de urgência. Vamos trabalhar orçamento para ver se no ano que vem conseguimos executar essa obra.