Se não houver imprevistos, o governo do Estado deve encaminhar nesta terça-feira (28) à Assembleia Legislativa os projetos que autorizam a privatização de CEEE, Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Há três semanas, os deputados aprovaram retirar da Constituição estadual parágrafo que obrigava o Executivo a realizar plebiscito para venda dessas estatais e, agora, cabe a eles decidir vendê-las ou não.
Desde o início da semana passada, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e outros representantes do secretariado de Eduardo Leite estão tirando dúvidas sobre a redação das propostas. No fim da tarde desta segunda-feira (27), Otomar e o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), farão outra reunião para responder aos últimos questionamentos das bancadas.
A ideia é enviar os projetos com pedido de urgência na votação para que haja tempo de aprová-los antes do recesso do Legislativo, que começa no dia 15 de julho. Caso sejam apresentadas nesta terça, as propostas seriam apreciadas pela Assembleia nos dias 2 ou 9 de julho.
Frederico Antunes admite que, além de ouvir e tirar dúvidas dos parlamentares, o governo deve fazer pequenas alterações nos textos sugeridas pelas bancadas. O deputado, porém, não quis adiantar o teor dessas mudanças.