O presidente em exercício Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (1) que a divulgação do vídeo que trata o golpe de 1964 como um momento da história em que o Exército "salvou" o Brasil, compartilhado no domingo pelo Palácio do Planalto via WhatsApp, foi decisão do presidente Jair Bolsonaro. As informações são do site O Globo.
O material foi encaminhado a jornalistas por um telefone da Secretaria de Comunicação da Presidência. Questionado pela reportagem sobre a procedência e a decisão de divulgar o vídeo, o órgão não respondeu até o momento. No domingo (31), informou apenas que não comentaria o teor da peça.
De saída do gabinete da Vice-Presidência no fim da manhã, Mourão foi questionado se achava adequado o Planalto ter divulgado o material no dia em que o golpe completou 55 anos e respondeu apenas que foi "decisão do presidente". A reportagem então repetiu a pergunta, ao que o presidente em exercício confirmou:
— Decisão do presidente. Foi divulgado pelo Planalto, é decisão do presidente.
Quando Mourão foi informado que a Secretaria de Comunicação ainda não divulgou de onde partiu o vídeo, ele devolveu a pergunta:
— Também não sabe?
Mourão também disse não ter assistido ao material. A assessoria da Presidência informou que não irá comentar a declaração de Mourão.