Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Sergio Moro, da Justiça, se reuniram na noite de terça (9) com artistas, empresários e jogadores de futebol em busca de apoio para a reforma da Previdência e o pacote anticrime, já apresentados ao Congresso.
O encontro foi em São Paulo. Entre os presentes estavam a atriz Regina Duarte, os cantores sertanejos Zezé Di Camargo e Jorge, da dupla Jorge & Mateus, as apresentadoras Ana Hickmann e Luciana Gimenez e o jogador Kaká.
Cerca de dez empresários também participaram da reunião — entre eles, Luciano Hang, da Havan. Os movimentos Nas Ruas e Vem Pra Rua engrossaram o encontro, que ajudaram a organizar.
O evento foi tratado como sigiloso pelas assessorias de Guedes e Moro. Os dois ministros discursaram juntos para a plateia.
Moro falou do pacote anticrime e afirmou que apoia a reforma da Previdência proposta por Paulo Guedes.
O ministro da Economia fez um longo discurso sobre a necessidade de mudanças no sistema de aposentadorias no Brasil.Disse que o sistema está falido e quebrou antes de a população envelhecer. Afirmou que o país gasta dez vezes mais com a Previdência do que com educação.
Guedes também repetiu, como tem feito em vários eventos, que 66% dos aposentados recebem até um salário mínimo e 83%, até dois salários. Disse também que as pessoas de baixa renda já se aposentam com uma idade mínima próxima da que está sendo proposta pelo governo — 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.
Ao propor a idade mínima, o governo estaria, portanto, convergindo todos para o mesmo teto e a mesma idade. De acordo com Guedes, a medida reduz a desigualdade. O ministro precisou sair mais cedo para viajar aos EUA. Segundo relatos, o ministro foi aplaudido de pé.
Depois que o ministro saiu, os convidados começaram a fazer selfies com o ministro Moro, o mais popular do governo. A mulher do ex-magistrado, Rosângela Moro, também fez selfie com os artistas e postou em suas redes sociais.