Levantamento de GaúchaZH aponta que, nos primeiros 100 dias de governo, a maior parte das manifestações públicas do presidente Jair Bolsonaro no Twitter — um dos principais canais na estratégia de comunicação do Palácio do Planalto — é dedicada a alardear propostas, interagir com seguidores e atacar adversários.
Foram analisados 804 tuítes e retuítes do perfil oficial de Bolsonaro entre 1º de janeiro e 8 de abril — 98º dia de sua gestão — compilados na base de dados do site Aos Fatos e do International Center For Journalists (ICFJ). Na liderança dos temas abordados pelo mandatário está a divulgação de propostas, ações e agenda de governo (46,5%), seguida das interações com usuários e compartilhamento de conteúdo (21,1%). Os ataques a grupos ou indivíduos aparecem em 17% das postagens — o equivalente a dizer que um de cada seis tuítes do presidente são estocadas em desafetos. Entre os alvos prediletos está a imprensa, presente explícita ou implicitamente em 70 das 137 postagens ofensivas.
No gráfico abaixo, veja a evolução dos tuítes de Jair Bolsonaro ao longo do período analisado. Cada barra colorida representa uma das 804 postagens, e a cor identifica o tema da publicação. Clique sobre os nomes dos temas para exibir ou desabilitar cada um deles na linha do tempo e veja como cada assunto está distribuído pels primeiros 98 dias de governo.