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Levantamento de GaúchaZH aponta que, nos primeiros 100 dias de governo, a maior parte das manifestações públicas do presidente Jair Bolsonaro no Twitter — um dos principais canais na estratégia de comunicação do Palácio do Planalto — é dedicada a alardear propostas, interagir com seguidores e atacar adversários.
Foram analisados 804 tuítes e retuítes do perfil oficial de Bolsonaro entre 1º de janeiro e 8 de abril — 98º dia de sua gestão — compilados na base de dados do site Aos Fatos e do International Center For Journalists (ICFJ). Na liderança dos temas abordados pelo mandatário está a divulgação de propostas, ações e agenda de governo (46,5%), seguida das interações com usuários e compartilhamento de conteúdo (21,1%). Os ataques a grupos ou indivíduos aparecem em 17% das postagens — o equivalente a dizer que um de cada seis tuítes do presidente são estocadas em desafetos. Entre os alvos prediletos está a imprensa, presente explícita ou implicitamente em 70 das 137 postagens ofensivas.
No quadro abaixo, veja os cem termos mais utilizados pelo perfil oficial de Jair Bolsonaro no Twitter nos 98 primeiros dias de governo. Navegue pelas setas ou deslizando a tela para os lados para ver o conjunto de palavras total e de cada uma das seis categorias de posts analisadas.