O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá para São Paulo acompanhar o funeral do neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, em um avião do governo do Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, a medida atende a um pedido da Superintendência da Polícia Federal.
"A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), atendendo pedido da superintendência da Polícia Federal no Paraná. O apoio para o deslocamento permitirá que o ex-presidente participe do velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira em Santo André, vítima de meningite", afirma a nota.
O Ministério Público Federal se manifestou favorável à soltura temporária de Lula. A juíza de execução penal Carolina Lebbos ainda não se manifestou. O processo está sob sigilo.
Mais cedo, nesta sexta-feira, foi divulgado que o petista deveria deixar a prisão para acompanhar o velório do garoto. A Polícia Federal em Curitiba, onde ele cumpre pena desde abril de 2018, havia recebido um comunicado informal da Justiça Federal, alertando sobre a soltura iminente.
Os agentes trabalham no planejamento da operação para escoltá-lo. Os advogados do ex-presidente entraram com pedido de habeas corpus no início da tarde desta sexta-feira (1º).
Arthur estava internado no Hospital Bartira, em Santo André. Comunicado do hospital informou que o óbito foi motivado por agravamento do quadro infeccioso, às 12h36min. Ele havia sido internado no início da manhã.