Pouco mais de um ano após deixar a Assessoria Especial da Casa Civil do governo de Michel Temer, chefiada por Eliseu Padilha (MDB), Eduardo Krause (MDB) foi nomeado, nesta quinta-feira (24), secretário-adjunto de Logística e Transportes do governo de Eduardo Leite. Com larga experiência na gestão pública, Krause é aposentado como servidor da área jurídica do Estado e conta com a confiança absoluta de Juvir Costella, secretário titular da pasta.
— Conheço o Krause há mais de 20 anos. Foi uma indicação pessoal minha. Ele é um técnico e tem muito conhecimento sobre hidrovias — ponderou Costella.
Krause tem passagens por cargos de assessoramento e chefia nos governos estaduais de Antonio Britto (período em que auxiliou juridicamente na formatação do programa de concessão de estradas), Germano Rigotto e Yeda Crusius. O advogado também foi diretor jurídico e conselheiro da Agergs durante o governo de Olívio Dutra.
— Sou um quadro técnico do MDB. Tenho minha atuação voltada para a área de concessão, PPPs e portuária. A minha função é ajudar. Tenho uma relação de amizade e respeito pelo (ex-) ministro (Padilha). Eu fui o único cara do Rio Grande do Sul que fui para Brasília (com Padilha, para Casa Civil). Embora fosse um cargo de confiança, a minha vida inteira foi nesta área. Acompanhei muito a renegociação da dívida (do Estado com a União) — contou Krause.
Segundo Juvir Costella, enquanto o foco de Krause será o transporte hidroviário, caberá a Roberto Niederauer, ex-diretor do Daer, o aprofundamento nos temas rodoviários do Estado.