Fora do poder há 15 dias, o ex-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha aproveita a experiência em Brasília para tentar aconselhar aliados no Rio Grande do Sul. Parceiro de primeira hora de Padilha, Juvir Costella, foi até o escritório do ex-ministro, nesta segunda-feira (14), em Porto Alegre, para apresentar-se como secretário estadual dos Transportes.
Ex-assessor de Padilha, o advogado Eduardo Battaglia Krause será o adjunto de Costella nos Transportes.
De Padilha, Costella ouviu dicas sobre os caminhos a serem percorridos pelo Piratini para liberar parte de financiamento contratado pelo Rio Grande do Sul para custear obras em estradas. Do crédito, avalizado durante a gestão Tarso Genro, uma parte ainda não foi repassada. São US$ 30 milhões represados que dependem de aprovação do Ministério da Economia. Para liberar o dinheiro, é necessário solicitação por parte do governo estadual e articulação com a área econômica.
O ex-ministro está exercendo a advocacia e passou os primeiros dias de janeiro em seu escritório na Rua Siqueira Campos, no Centro. Padilha não participará das posses dos deputados e senadores nos dias 31 (Porto Alegre) e 1º (em Brasília) porque fará uma viagem de férias e só voltará à ativa no fim de fevereiro.