Oficializada na sexta-feira (21) como secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais no futuro governo de Eduardo Leite (PSDB), a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) afirmou ao Broadcast Político — sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado — que pretende ajudar na interlocução das demandas do Estado com o governo federal e o Congresso Nacional. Isso inclui as tratativas para o ingresso do governo gaúcho no Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
— Meu trabalho já começou, estivemos com o ministro (do STF) Marco Aurélio, que deu a liminar para suspender o pagamento da dívida com a União — contou.
De acordo com Ana Amélia, Marco Aurélio defendeu o diálogo entre os governos para encaminhar a melhor solução para o Estado.
— É claro que esse será um dos temas da agenda —, afirma a futura secretária, que ficará baseada em Brasília, à frente da representação do Estado na capital federal.
A senadora explicou que a representação agora ganhará uma função operacional e também de formular políticas para ampliar a interlocução dos governadores com a União e com embaixadas de outros países.
— Vamos tocar muitas outras iniciativas não só do setor público. É o Estado e seu conjunto, seus agentes econômicos. Acho isso muito importante, dá reforço institucional — disse.