Candidata a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) em 2018, Ana Amélia Lemos deixará o Senado no dia 31 de janeiro já pensando em seu retorno ao Congresso. Nesta segunda-feira (17), em evento com integrantes do PP, a senadora mostrou disposição de concorrer à vaga hoje ocupada pelo senador Lasier Martins (PSD).
— Quatro anos passam rápido. O Lasier que se cuide — disse a jornalista, de 73 anos, que está prestes a ser anunciada secretária pelo governador eleito Eduardo Leite.
Cercada pelo senador eleito do PP Luis Carlos Heinze, pelo presidente do PP-RS, Celso Bernardi, e outros correligionários, Ana Amélia profetizou:
— O PP do Rio Grande do Sul terá dois senadores em 2022.
Recém-eleito, Heinze ficará no cargo até 2026, assim como Paulo Paim (PT), que foi reeleito para o terceiro mandato em 2018.
A senadora não foi anunciada oficialmente por Eduardo Leite, mas a ideia é de que, a partir de 2019, ela seja uma espécie de embaixadora do Rio Grande do Sul em Brasília, auxiliando em assuntos que interessam o governo do Estado nos órgãos federais.