General não obedece capitão. O preceito faz parte da hierarquia militar e ganhou notoriedade durante a campanha eleitoral de 2018. Bolsonaro, presidente eleito, é capitão da reserva, enquanto seu vice, Hamilton Mourão, general. A mesma lógica seguiu após o segundo turno, com ministros indicados com pré-nomes militares, gerando dúvida sobre como a questão vai funcionar durante o governo. Segundo o futuro ministro da Defesa, general da reserva Fernando Azevedo e Silva, “isso é muito simples”:
— A partir de 1º de janeiro, teremos um presidente e um vice eleito pelas regras democráticas em vigor. (Eles) Têm origem militar, isso não é ruim, mas eles foram eleitos. — disse em conversa durante o programa Timeline Gaúcha nesta quinta-feira (22) — o presidente será o comandante supremo das Forças Armadas e terá o direito a todas as circunstâncias — enfatizou.
Nome confirmado no cargo após o general Augusto Heleno ser cogitado para a pasta, —e que acabou sendo indicado por Bolsonaro para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) — Fernando Azevedo e Silva contou ao programa que sempre esteve “na cota do presidente eleito”, já que são muito próximos, e a escolha não foi surpresa:
— Somos amigos desde a Academia Militar. Eu fui chefe da assessoria parlamentar do Exército, eu me aproximei mais ainda na época dele. Em 46 anos de serviço no exercício, passei por experiência no Executivo, Legislativo. Enfim, sempre estive na cota do presidente eleito.
O futuro ministro é ex-chefe do Estado Maior do Exército. Em setembro, foi indicado pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, como assessor do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.
Em agosto passado, ainda como chefe do Estado Maior do Exército, Azevedo e Silva defendeu a "conciliação" e a "tolerância" nas eleições 2018. Ele ressaltou que os militares são "parte significativa da maioria do povo brasileiro que pretende usar o voto, a arma mais poderosa e legítima da democracia, para começar a superar a crise profunda em que estamos mergulhados".