Anunciado como novo ministro do Trabalho, nesta segunda-feira (9), o advogado Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello é membro do escritório Sergio Bermudes Advogados, conhecido por representar grandes empresas no Brasil. Mello atuou nas unidades de Brasília e de Belo Horizonte do escritório. Ele se afastará de suas funções na empresa de advocacia enquanto atua no governo, segundo o advogado Sergio Bermudes, que dá nome à firma:
— Ele é obrigado a se afastar do escritório. Ele fica impedido de advogar, mas ele volta a exercer a advocacia tão logo deixe o ministério.
Bermudes não quis citar os clientes do escritório. Segundo a Veja, a empresa tem como clientes em ações empresas como a Petrobras, Vale e as construtoras Odebrecht e Queiroz Galvão.
No site do escritório, a advogada Guiomar Feitosa de Albuquerque Lima Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), faz parte do quadro de membros do escritório.
O novo ministro do Trabalho formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi vice-presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, no período de 2008/2009. Ele deve tomar posse oficialmente nesta terça-feira, em cerimônia programada para as 15h.
Mello vai ocupar a vaga deixada por Helton Yomura (PTB), que pediu demissão na última quinta-feira (5) após ser proibido pela Justiça de frequentar o ministério, sob suspeita de irregularidades.