Agentes da Polícia Federal (PF) em Curitiba garantem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não será preso na noite desta sexta-feira (6) ou na madrugada de sábado (7). Conforme os policiais, ainda não há definição sobre quando a ordem será executada.
O petista está no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), desde a noite de quinta-feira (5). A PF considera que a operação para a prisão de Lula, se deflagrada nesta sexta, colocaria em risco partidários do ex-presidente e os próprios policiais.
Emissários do petista negociam com a Polícia Federal os termos de rendição. Ainda não há uma decisão sobre o procedimento a ser adotado.
Os advogados do ex-presidente teriam informado que ele pretende se entregar em São Paulo, após a realização de missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, marcada para este sábado. Ela completaria 68 anos na data.
Lula tinha até as 17h desta sexta-feira para se entregar após a expedição do mandado de prisão pelo juiz Sergio Moro no processo do triplex do Guarujá (SP). O caso rendeu a ele uma condenação de 12 anos e um mês de reclusão.
Uma mudança no local onde Lula cumpriria a pena para São Paulo, como o ex-presidente teria solicitado, só seria efetivada com a anuência de Moro, após pedido formal da defesa.
Um helicóptero está na Superintendência da PF em Curitiba para se dirigir ao Aeroporto Afonso Penna, em São José dos Pinhais, e conduzir o petista até o local de sua cela. Para o deslocamento até a capital paranaense, um avião da Polícia Federal está preparado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
O efetivo da PF na Superintendência foi reforçado com agentes de outras delegacias. A Polícia Federal não revela a quantidade, mas diz que o grupo ampliado será mantido enquanto Lula cumprir a pena no local.
O ex-presidente não deve se submeter a exame de corpo de delito ao chegar a Curitiba, acrescenta a PF. Uma ida dele ao Instituto Médico Legal (IML) só seria feita em caso de transferência para uma unidade prisional, como o Complexo Médico de Pinhais.