O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) se envolveu em uma confusão durante o Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, com Arthur do Val. O youtuber, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e responsável pelo canal Mamãe Falei, do YouTube, afirma ter sido atingido por dois tapas na nuca durante a entrevista com o político. O pedetista nega que tenha cometido a agressão.
O desentendimento ocorreu na noite de segunda-feira (9), após o político ser questionado, em uma entrevista em vídeo, sobre declarações anteriores de que ele "sequestraria" Lula e receberia o juiz Sergio Moro "a bala". Na gravação, divulgada pelo MBL e pelo youtuber nas redes sociais, ele questiona Ciro sobre uma declaração de 2016.
— O sequestro do Lula que você planejou está dando certo ou deu errado?
O youtuber se refere a um vídeo no qual o pré-candidato afirmou em entrevista ao jornal O Globo que poderia, após formar um grupo de juristas, entregar Lula em uma embaixada, no caso de uma "prisão arbitrária" contra o ex-presidente.
— Tu é um "bolsominion"? — responde Ciro, em alusão ao também pré-candidato Jair Bolsonaro.
— Não, eu sou um "liberalminion" — diz Val.
— Tu é um bobão, porque eu nunca falei isso — responde o pré-candidato, que chega a dizer que se trata de fake news.
A entrevista segue com uma nova provocação:
— E receber o pessoal do Sergio Moro na bala? — pergunta o youtuber, em referência a outra declaração antiga de Ciro, dada em março do ano passado em uma entrevista ao jornal GGN.
No vídeo gravado pelo youtuber, Ciro nega que tenha dado a declaração. Val diz na sequência que espera que Ciro "nunca seja presidente". É neste momento que o pré-candidato leva a mão duas vezes até a nuca do youtuber.
— O que foi? Você acha que eu sou a Patrícia Pillar (ex-mulher do político) pra você bater? É um frouxo mesmo, é um frouxo mesmo. Ô, Ciro, tá fugindo? Frouxo! Olha o Ciro Gomes, cara, me bateu na cabeça — grita Val.
Nesse momento, o deputado federal Pompeo de Mattos, presidente do PDT no Rio Grande do Sul, diz repetidas vezes para o youtuber sair. Na sequência, Val acusa o deputado, que está com uma lata na mão, de ter jogado refrigerante nele.
Ainda durante a noite, em um novo vídeo, o youtuber disse que Ciro realmente lhe deu dois tapas na nuca. Ele afirmou ainda que queria mostrar o "desequilíbrio emocional de um candidato à Presidência". Ao jornal Folha de S. Paulo, ele disse que o tapa "foi leve" e que não pretendia registrar ocorrência do caso.
— Mas não é uma postura de candidato a presidente — disse.
Já Ciro rebateu dizendo que não agrediu o youtuber e que saiu de perto após as provocações.
— Tu acha que, se eu tivesse batido, não tinha uma marquinha, não?
Segundo Pompeo de Mattos, Ciro não reconheceu o youtuber e, por isso, aceitou iniciar a entrevista. Ele negou que tenha arremessado o refrigerante contra Val.
— Não teve nada. Ele queria agredir o Ciro. Ninguém fez nada contra ele. Eles armam. Eu estava mesmo bebendo refrigerante, mas eu só apartei para não deixar ele entrar ali. Para apaziguar os ânimos. Foi tudo na paz e amor. Isso não tem pé e nem cabeça. Ele ficou o tempo todo ali, tivemos que fazer um bloqueio humano. Todo evento que tiver, eles vão vir pra cima, e o que a gente tem que fazer é evitar.