O presidente Michel Temer esteve reunido na tarde deste domingo (18) no Palácio da Alvorada com ministros para tratar de segurança pública. Um dos temas que deveriam tratados no encontro era a liberação de recursos para a recém-criada pasta da Segurança Pública. Raul Jungmann (Segurança Pública) prometeu anunciar nesta semana recursos do governo federal para a segurança no Rio de Janeiro, sem detalhar o orçamento.
Participaram do encontro os ministros Jungmann, Torquato Jardim (Justiça), Dyogo Oliveira (Planejamento), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência).
No sábado (17), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o governo ainda analisa se haverá a necessidade de liberação de mais recursos federais para o Estado. Segundo Meirelles, está havendo um aporte "enorme" para o Rio por meio do Regime de Recuperação Fiscal, acordo com a União ao qual o Estado aderiu. Neste domingo, ele embarcou para Buenos Aires para participar da reunião dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-20.
Temer cancelou uma visita que faria ao Comando Militar do Leste neste domingo para apresentar um balanço de um mês de intervenção na segurança do Rio. Após a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista, Anderson Gomes, auxiliares do presidente avaliaram que seria melhor esperar outra oportunidade para não correr o risco de constrangimentos e acusações de uso político da morte da parlamentar carioca.