O Sindicato dos Técnicos-Científicos do Estado (Sintergs) garantiu liminar que exige o acesso ao empréstimo do 13º salário pelos associados da entidade. A determinação foi concedida, nesta quarta-feira (27), pela juíza Samara Feltrin. A magistrada ainda determinou que o Banrisul se abstenha de incluir os dados dos servidores filiados ao Sintergs em órgãos de restrição de crédito. A Federação Sindical dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Fessergs) também conseguiu liminar semelhante.
O presidente da Sintergs, Nelcir André Varnier, espera que o Banrisul cumpra a decisão judicial.
— O mais grave é que, além da humilhação de recorrer ao banco para receber algo que lhe é de direito, muitos servidores estão vindo ao Sintergs e relatando que não conseguiram até o momento ter acesso ao empréstimo devido a restrições bancárias — reclama ele.
O Sintergs protocolou, ainda na semana passada, um pedido postulando que a contratação do empréstimo para o 13º salário de 2017 seja liberado pelo Banrisul independentemente de pendências financeiras ou de ações judiciais movidas envolvendo servidores com o banco.