A concentração de integrantes de movimentos sociais que apoiam o ex-presidente Lula começou perto das 9h desta quarta-feira (13) em Curitiba. O grupo chegou cinco horas antes do depoimento, marcado para as 14h, e se posicionou uma quadra e meia antes do prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, por orientação da Polícia Militar.
Na chegada, os militantes fizeram uma espécie de abraço simbólico ao ex-presidente, ficando de braços dados. Instrumentos musicais e cânticos e apoio a Lula marcaram a manhã no local. Os manifestantes não quiseram gravar entrevista, alegando que a orientação dos líderes era para que só os porta-vozes falassem. Informalmente, disseram que a maioria veio do Paraná, mas parte de outros Estados. Crianças também estão na mobilização.
Leia mais
AO VIVO: Lula presta novo depoimento a Moro
Polícia reforça segurança para depoimento de Lula em Curitiba
Moro chega à Justiça Federal em Curitiba
Os manifestantes ficarão no local até a chegada de Lula, o que deve ocorrer pouco antes das 14h. Assim como ocorreu em maio, no primeiro depoimento ao juiz Sergio Moro, os manifestantes esperam que Lula desça do veículo e abrace os apoiadores.
Depois, seguirão para um ato com atividades culturais que ocorrerá na Praça Generoso Marques, no centro da cidade, a cerca de três quilômetros do prédio da Justiça Federal.
Apoiadores da Lava-Jato
Pela manhã, apoiadores da Operação Lava-Jato estiveram em pequeno número em frente ao Museu Oscar Niemeyer, no bairro Centro Cívico. Uma tenda foi montada com bandeiras verde e amarelas, venda de bonecos com a caricatura de Lula vestido de presidiário e camisetas com a foto de Sergio Moro. Ao longo da tarde, uma manifestação está programada.