O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que, mesmo com a eventual aprovação de regime de urgência, a votação do projeto que cria um Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para os Estados em calamidade financeira deve ficar para a próxima semana.
– Não sei se teremos prazo para votar essa matéria ainda esta semana – declarou.
Ele destacou que normalmente são necessários dois dias de discussão no plenário da Casa e uma Medida Provisória deve trancar a pauta neste mesmo período.
Leia mais
Base governista vai apresentar urgência para projeto da dívida dos Estados
Sartori pede que Senado apresse votação da recuperação fiscal dos Estados
Estados que assinarem acordo não poderão questionar dívida na Justiça
O cearense ponderou que esta é uma matéria de interesse nacional e que já possui negociação com o governo federal.
– Vamos agilizar o máximo que for possível aqui dentro – afirmou.
Eunício avaliou que há uma "angústia" entre muitos governadores, que o procuraram para pedir que o texto seja acelerado no Senado.
– Se houver entendimento na reunião de líderes hoje à tarde de um requerimento de urgência para que essa matéria não vá para a Comissão de Assuntos Econômicos, eu obviamente não terei objeção de pautá-lo no plenário – continuou.
Ontem, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou que a base governista vai apresentar hoje um requerimento de urgência para votar o projeto.
A matéria foi aprovada na Câmara na semana passada e voltou ao Senado porque foi alterada pelos deputados. No Twitter, Jucá disse que a intenção é votar o projeto ainda nesta terça-feira, mas que a decisão caberá ao plenário.
*Estadão Conteúdo