Uma confusão generalizada interrompeu a sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) assim que o relator do projeto de lei da reforma trabalhista, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), sentou à mesa para apresentar o parecer aos demais senadores. Logo após a chegada do tucano, senadores da oposição e manifestantes começaram a protestar aos gritos e começou a confusão generalizada.
Durante a confusão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Ataídes Oliveira (PSDB) quase se agrediram fisicamente e outros parlamentares tiveram de apartar os dois senadores. Enquanto Randolfe e Ataídes trocavam insultos, manifestantes no fundo da sala da comissão gritavam "Fora, Temer!", "Golpistas" e "Jucá na cadeia".
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), presente à sessão da CAE, mostrava-se impassível.
– O próximo passo é queimarem pneus aqui dentro! – afirmou Jucá. – A oposição está desesperada.
Jucá afirmou ainda que, se depender dele, tumulto não impossibilitará a leitura de relatório da reforma trabalhista.
A confusão começou quando Randolfe Rodrigues virou-se para o colega Ataídes Oliveira e gritou:
– Vocês estão sustentando um governo corrupto, mas nós não vamos aceitar isso.
Visivelmente irritado, Ataídes partiu para o ataque.
– Você é bandido e vagabundo – respondeu o tucano.
Randolfe reagiu, usando os mesmos termos.
– Bandido é você! Vagabundo é você! Me respeite! – bradou.
– Vou te pegar lá fora, moleque, vagabundo! – devolveu Ataídes.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o governo de Michel Temer acabou.
– Todo mundo aqui dentro sabe que o Temer caiu. A questão é saber quando e de que forma ele vai sair – concluiu o petista.
A confusão continuou e alguns seguranças que mantinham os manifestantes no fundo da sala começaram a intervir na discussão entre senadores para tentar acalmar os ânimos.
Antes da troca de empurrões entre os senadores, a sessão havia sido interrompida após os oposicionistas levantaram-se bastante exaltados para tentar impedir a continuidade da reunião. Um bate-boca foi iniciado, e a sessão precisou ser suspensa. Confira abaixo, a partir de 6h36min20s, o momento em que esse primeiro atrito começou:
*Estadão Conteúdo