Responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava-Jato em primeira instância, o juiz federal Sergio Moro lamentou, em nota, a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Vítima de um acidente aéreo nesta quinta-feira em Paraty (RJ), Teori era o relator das ações da Lava-Jato que envolviam réus com foro privilegiado, e foi classificado por Moro como "um grande magistrado e um herói brasileiro".
"Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país", diz o juiz paranaense no texto.
Moro disse ainda que, sem Teori, "não teria havido a Operação Lava-Jato". "Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido", concluiu.
Leia mais:
AO VIVO: acompanhe a repercussão da morte de Teori Zavascki
Acidente com Teori Zavascki paralisa delação da Odebrecht
O que já se sabe sobre o acidente aéreo que matou o ministro Teori Zavascki
Confira a nota oficial de Sergio Moro:
"Tive notícias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país.Sem ele, não teria havido a Operação Lava-Jato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido."