Após ser atropelado pelos líderes da base aliada, que ignoraram a sua decisão de promover a eleição para a presidência na Câmara, nesta quinta-feira, e anteciparam a votação para a próxima terça-feira, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), presidente interino da Casa, pediu audiência com o presidente em exercício Michel Temer e se reuniu com ele, no Palácio do Planalto.
Leia mais
Cunha tenta manobra para garantir mandato
Renúncia de Cunha coloca em xeque impeachment de Dilma, diz Cardozo
Deputados derrubam decisão de Maranhão e antecipam eleição para a presidência da Câmara
Pelo menos 13 candidatos, todos ligados ao governo, estão disputando a presidência da Câmara e Temer tenta se manter neutro nesta guerra, para evitar ser chamuscado ou até derrotado no processo. Waldir Maranhão não gostou de se ver obrigado a reduzir ainda mais a sua breve e tumultuada passagem pelo cargo.
Maranhão não se conformou com a decisão da maioria do colégio de líderes, que é soberana, e veio apelar a Temer. O deputado esteve no Planalto por volta das 21 horas e a conversa com Temer não foi demorada.
O discurso oficial do governo é de que não vai interferir na disputa, embora Temer defenda uma solução de consenso entre os partidos da base aliada, o que reconhece ser praticamente impossível.
*Estadão Conteúdo