Deputados que integram a base aliada do governador José Ivo Sartori reagiram à postura de oposicionistas que foram, na segunda-feira, ao Palácio Piratini denunciar "atos violentos" da Brigada Militar nas manifestações contra o governo de Michel Temer. O grupo formado por Marcel Van Hatten (PP), Jorge Pozzobom (PSDB), João Reinelli (PV), Sérgio Turra (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB) se dirigiu até o comando da Brigada Militar para manifestar apoio à atuação dos policiais nos protestos da última quinta e sexta-feira, em Porto Alegre. As informações são da Rádio Gaúcha.
Os parlamentares se reuniram, nesta terça-feira, com o comandante da BM, coronel Alfeu Freitas, e manifestaram apoio ao "trabalho em defesa da sociedade", e contra aqueles "que promovem a desordem pública". O deputado Marcel Van Hatten disse encarar com surpresa o fato de deputados estaduais do PT, PCdoB e PSOL se colocarem "contra profissionais da segurança pública".
Leia mais
Assaltante e PM da reserva morrem em troca de tiros em Porto Alegre
Protocolo orienta atuação da força policial em manifestações e bloqueios de vias
Vigilante morre em tentativa de assalto a farmácia na zona sul de Porto Alegre
– A gente fica surpreso que os deputados se coloquem contra os profissionais da segurança pública. Quem estava ali trancando a rua (nas manifestações) era quem realmente estava errado. Tinha gente que precisava ir pro hospital, alguns voltando do trabalho pra casa – afirmou.
O deputado defendeu a imposição das autoridades, no caso a polícia, quando as ordens não são cumpridas pelos manifestantes.
– Há um certo momento em que uma minoria, é preciso ressaltar que não são todos os manifestantes, mas que uma minoria muitas vezes não obedece a autoridade. E nesse caso a autoridade precisa se impor – disse ao blog Cenário Político.
Marcel afirmou ainda que os deputados que apoiaram a atuação da Brigada Militar recolherão assinaturas na Assembleia Legislativa e pretendem entregar esse documento ao governador José Ivo Sartori.
*Rádio Gaúcha