As expectativas se confirmaram, e Joaquim Levy não é mais ministro da Fazenda. Em seu lugar, assume o atual responsável pela pasta do Planejamento, Nelson Barbosa.
O anúncio oficial da troca de comando foi feito nesta sexta-feira (18). Em nota à imprensa (leia a íntegra abaixo), o governo também confirmou Valdir Moysés Simão, da Controladoria Geral da União (CGU), como novo titular do Planejamento.
Os rumores sobre a saída de Levy ganharam força nos últimos dias. Hoje pela manhã, o ministro demissionário admitiu ter conversado com a presidente Dilma Rousseff sobre o assunto e disse que não queria criar nenhum constrangimento.
Em comunicado enviado à imprensa, Joaquim Levy manifestou preocupação com a situação do País e se disse injustiçado pela repercussão das políticas de ajuste fiscal executadas neste ano. O ministro também declarou que boa parte da crise econômica decorre de incertezas políticas. Levy fez um balanço de sua gestão à frente da pasta.
"Chego ao fim de 2015 preocupado com a situação do País, particularmente com a da economia. Atento, sobretudo, após o rebaixamento por mais uma agência de risco, o que nos tira da lista de países com grau de investimento. Mas mantenho uma grande confiança na capacidade de recuperação de nossa economia e do potencial de seu crescimento”, destacou o ministro no texto, enviado horas depois de um café da manhã com jornalistas.
Perfil de Barbosa
Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Barbosa deixou o cargo ao lado do então ministro, Guido Mantega, em 2013. Durante a participação no primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff, elaborou estudos de medidas de desoneração para estimular a economia e formulou uma minirreforma tributária para acabar com a guerra fiscal entre os estados.
No início deste ano, substituiu a então ministra Miriam Belchior como titular do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Antes, havia participado da equipe econômica do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outros ocasiões. Em 2003, integrou a equipe de Guido Mantega no Planejamento. De 2004 a 2006, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também junto com Mantega.
Barbosa também esteve à frente da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, em 2007 e 2008, e da Secretaria de Política Econômica, de 2008 a 2010. Ele é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em economia pela New School for Social Research, nos Estados Unidos.
NOTA À IMPRENSA
A presidenta Dilma Rousseff anunciou, hoje, dois nomes da equipe econômica do seu ministério.
Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Nelson Barbosa. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Valdir Moysés Simão.
A presidenta agradece a dedicação do ministro Joaquim Levy, que teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica, e deseja muito sucesso nos seus desafios futuros.
Assume interinamente, como Ministro Chefe da CGU, o Sr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar.